terça-feira, 23 de outubro de 2012

SIGNIFICADO DE ALGUNS SOBRENOMES DE NOSSOS ALUNOS


ALMEIDA: Sobrenome português, sua origem vem do árabe a (al) mesa (meida), em sentido geográfico seria "planalto ou chão plano”. Descendem os Almeida de D.Fernão Canelas, senhor das Quintas do Pinheiro e Canelas, pai de João Fernandes de Almeida.

ALVES - Sobrenome português, considerado como sendo uma abreviação do sobrenome Álvares, o qual seria um patronímico, pois deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar, no caso ele se chamaria Álvaro.

AMORIM- O berço de qualquer família Amorim fica na cidade do Porto, Região Norte de Portugal, Concelho de Póvoa do Varzim, Freguesia de A Ver O Mar e/ou Freguesia dos Amorim. A primeira vez que este nome apareceu em documentos data de 1033, quando 30 famílias de agricultores se estabeleceram a 30 km da costa do Oceano, dando início à Freguesia dos Amorins.A Ver o Mar pertenceu à Freguesia dos Amorim, até 1922, quando adquiriu paróquia própria. Ambas fazem parte de Póvoa do Varzim desde 1308, quando o Rei D.Dinis, depois de arrolar os casais de Varzim, com o encargo de aí fundarem um povoado É natural desta freguesia a família denominada "os Bonitos de Amorim".
Com fortuna acumulada no Brasil, não esqueceram a sua terra natal, presenteando-a com um gracioso templo, inaugurado em 1921, atual igreja paroquial.

ASSIS- Sobrenome de origem religiosa, deriva de São Francisco de Assis, isto é da cidade de Assis (latim Assisium) na Itália (Umbria), pátria deste grande santo (1182-1226).

CAMARGO- Sobrenome de origem portuguesa, classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica. Vem da expressão "terreno Cardoso ou chão Cardoso" isto é cheio de cardos.Nele se edificam casas e o local ficou assim denominado.
CARDO (ESPÉCIE DE CACTO)

CRUZ- Sobrenome português de origem cristã, refere-se à cruz carregada por nosso senhor Jesus Cristo. Na idade média era comum algumas famílias adotarem sobrenomes de origem religiosa, na esperança de que estes nomes trouxessem saúde e prosperidade, além de afirmarem suas posições como bons cristãos

DIAS - Trata-se do patronímico de Diogo ou Diego, pelo que podem ser inúmeras famílias que adoptaram este nome por apelido, sem se encontrarem ligadas pelos menores laços de consanguinidade

FERNANDES- Sobrenome de origem portuguesa, considerado como sendo o patronímico do nome próprio Fernando, assim alguém denominado de Fernandes era filho do Sr.Fernando, esta forma era mais utilizada pelos espanhóis com suas variações Fernandez e Hernandez.

FERREIRA- Latim - Ferraria,  mina de ferro. Sobrenome de origem portuguesa -a palavra que vem do latim, classificado como toponímico, ou seja a origem indica um `lugar onde há ferro, mina ou jazida de ferro

GODINHO- Espanhol: a partir do nome pessoal Godino medieval, de origem visigótica, de Gaut 'Goth' ou 'guþ' 'Deus’.Italiano: Godìno pronunciada, esta é provavelmente a partir de um nome pessoal de origem germânica formadas com o elemento deus, got "deus"

GÓES, GÓIS – DE GOI- estrangeiro, gentio, judeu-não-religioso

GOMES- Sobrenome de origem portuguesa, existem registros do século IX como Gomizi e Gomiz, em Espanhol utiliza-se Gomez e Güemes, sua origem provável vem de uma abreviação do visigodo "Gomoarius" que significaria "Homem de guerra”, o qual por vezes foi utilizado como nome próprio, sendo assim este sobrenome classificado como um patronímico, ou seja baseado no nome do fundador deste tronco familiar.

LEME- Wilhelm Lem casado com Claire van Beernem, formam o casal que se mudou da Bélgica para Portugal por volta de 1400.(Ele era de Bruges á esta época, capital do Condado de Flandres que compreendia a atual Holanda, Bélgica e partes da França e Alemanha.) Tiveram um filho com o mesmo nome do de seu pai, que indo para Portugal passou a assinar MARTIM LEME, aportuguesando ( o "M" no final de Martin, e "E" no final do Lem) Seus descendentes passaram a assinar o sobrenome LEME e alguns mais tarde o sobrenome LEMOS. No Brasil as primeiras famílias com LEME, foram os Leme Bicudo e os Leme do Prado.

LOPES- Deriva do latim lupus (lobo), animal sagrado entre os antigos; o sobrenome indica caçador de lobos ou apelativo que remontava os atributos deste animal na pessoa do cidadão assim chamado, como a esperteza, a destreza, a ferocidade.

MARQUES- Sobrenome de origem portuguesa, classificado como sendo um patronímico, pois tem sua origem em um nome próprio, Marques era como se chamava alguém que era filho do senhor  Marcos,

MARTINS- Português, considerado como patronímico (ou seja, derivado do nome próprio do fundador desta família) de Martim ou Martino, nome que vem do latim Martinici ou Martinus significando "belicoso", alguns livros consideram este nome como sendo o diminutivo de Marte (o deus da guerra).
A rainha D. Caterina, concedeu as armas (Brasão) deste sobrenome a Diogo Martinez no ano de 1560.

MUNIZ- Sobrenome português, patronímico de Muneo, Munio ou Monio. Nome de origem obscura, parece que é de origem ibérica. Alguns historiadores traduzem-no pelo basco muñ (beijo) ou muiño

NASCIMENTO - Português: Nome religioso para os portugueses (Latin: 'para nascer').
Esta foi uma das caracterizações da Virgem Maria (Maria do Nascimento), e também foi usado como um nome indicado para crianças nascidas em Natal.

NUNES - Sobrenome de origem portuguesa classificado como sendo um patronímico, pois tem sua origem no nome próprio do fundador deste tronco familiar, Nunes é uma forma alternada de Nunez, o qual é o patronímico do nome Nuno, este nome deriva do latim Nunnus ou Nonius significando "Pai"

OLIVEIRA - Sobrenome português,  de origem geográfica, Oliveira seria a árvore que produz a azeitona (oliva).
O sobrenome identifica esta família devido ao fundador deste tronco familiar possuir uma vasta plantação do fruto, ou pelas características simbólicas existentes sobre a árvore, a Oliveira, nos brasões onde aparece, é o símbolo da paz, de vitória, de fama e glória imortal. Em português arcaico encontramos o registro de sobrenomes com variações de sua grafia, foram registrados como Olveira e Ulveira. Procedem de Pedro de Oliveira, que foi o primeiro a utilizar este sobrenome, cujo filho D.Martim Pires de Oliveira, arcebispo de Braga, fez o Morgado de Oliveira, com seu irmão Mem Pires de Oliveira em 1306.

ORTIZ - Espanhol: Do nome pessoal basco Orti (Latin Fortunius) Chácara.

PEREIRA - Sobrenome português classificado como sendo do tipo toponímico, ou seja, de origem geográfica, neste caso, onde há peras ou pereiras. Os primitivos Pereiras estavam ligados à casa de Bragança, em Portugal. No Brasil, o primeiro Pereira foi o donatário Francisco Pereira Coutinho, assassinado brutalmente pelos índios tupinambás em Itaparica, em 1549. Entre seus descendentes está um dos mais importantes editores brasileiros, José Olympio (Pereira Filho). O nome também foi adotado por cristãos-novos. Em 1606, chegou ao Brasil a degredada Ana Pereira, acusada de bigamia.

PINTO - Sobrenome português primitivo, é considerado como sendo derivado de uma apelido, metáfora ao reino animal, pesquisas feitas em documentos arcaicos de Portugal registram o uso desta alcunha antes do século XIII, porém oficialmente, D.João Garcia de Sousa, neto do Conde D.Mendo, foi o primeiro que teve a alcunha de Pinto, foi chamado de Pinto por suas muitas perfeições e naturais gentilezas.

PIRES - Português: Derivado do pessoal nome Pedro

RAMALHO -  Sobrenome talvez de origem geográfica. De ramalho - grande ramo cortado de árvore Antiga e importante família, de origem portuguesa, estabelecida em São Paulo, para onde passou João Ramalho.

RAMOS -  Sobrenome português provavelmente de origem cristã, refere-se a festa de ramos aos domingo de ramos, em um documento de 1693 foi registrado um certo Plácido de Ramos, comprovando o uso deste sobrenome, no mínimo desde esta época, na idade antiga era comum algumas famílias adotarem nomes que, de alguma forma homenageasse a igreja católica, firmando sua posição de católicos praticantes e na esperança de trazer bons fluidos para a família

REIS - Sobrenome português de origem religiosa, vem da expressão Reis Magos, antigamente comemorado a 06 de janeiro e agora no primeiro domingo de janeiro, na idade média muitas famílias adotaram sobrenomes de origem religiosa na esperança de trazer sorte e prosperidade para suas famílias.

RIBAS - Espanhol: habitacional, nome de qualquer um dos lugares nomeado Ribas (margem elevada de rio)

RIBEIRO - Sobrenome português , tem origem geográfica, significaria "riozinho”. A família Ribeiro de Portugal é de origem nobre, Ribeiros e Ribeiras, ao que parece são a mesma família. Procedem de el-rei D.Ramiro, ultimo de Leão e há em Castela (Espanha) deste apelido casas muito principais

RODRIGUES - Sobrenome de origem portuguesa, classificado como patronímico, ou seja, foi o nome do fundador deste tronco familiar, deriva do nome próprio Rodrigo, na Espanha se usa na forma Rodríguez, o nome Rodrigo vem do germânico Hrod-rich "Rico em glória" ou "Senhor da glória".
É um nome medieval, imortalizado pelo último rei visigodo, considera-se o nome Rui como sendo sua forma familiar.

ROSA - Português e Espanhol: na maioria dos casos, uma forma abreviada de um nome, como (de la) Rosa (espanhol) ou (da) Rosa (Português) Italiano e catalão: de rosa rosa (latim rosa), aplicadas em parte como um topográfica nome para alguém que viveu entre rosas selvagens,   nome de alguém que viveu em uma casa distinguida pelo sinal de uma rosa ou , como um apelido para alguém com uma rosa

SANTOS - Sobrenome português de origem religiosa cristã, seria a abreviação de "Todos os Santos", refere-se a esta comemoração da igreja catolica. Na época em que se começou a adotar sobrenomes, este nome era dado inicialmente às pessoas que nasciam em 1º de novembro, Dia de Todos os Santos.
Outra origem é a referência geográfica à região de Sierra de Los Santos, na Andaluzia. Em sua linha sacerdotal, destaca-se o padre mineiro João Pedro dos Santos, que ao morrer, em 1850, reconhecera sete filhos. O nome Santos também foi adotado por judeus obrigados a se converter, os cristãos-novos.Tal sobrenome possui variações em diversas línguas, Frances: Toussaint, Italiano: Sante ou Santoro.

SILVA - Sobrenome português de origem latina de   origem geográfica, em latim a palavra "Silva" significa "Selva ou floresta" - É uma das famílias mais ilustres da Espanha, ligada aos reis de Leão. O ramo mais nobre da família tem origem na Espanha, no período de dominação romana. No Brasil, o  registro mais antigo é em São Paulo, da família de Pedro da Silva, alfaiate que veio de Portugal por volta de 1600, casou-se com Luzia Sardinha, foi desembargador e ministro do Supremo Tribunal de Justiça. Entre os primeiros Silva há também degredados, como Domingas da Silva, de Évora, acusada de bruxaria e pacto com o demônio.

SOUZA - Varia do nome pessoal Sousa, (português) Pombo bravo, também conhecido como seixa.

VASCONCELOS - Sobrenome de origem portuguesa, classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica (lugar no distrito de Braga em Portugal) é considerado também como sendo um diminutivo étnico ou geográfico de Vascão, Vasconço (basco = região entre Espanha e França) ou Vasconicos, existe também a variação Vasconicellos.
Procedem de Pedro Martins da Torre, filho de Martim Moniz, foi o seu solar a Torre de Vasconcelos, no lugar de Amares (entre Douro e Minho).
O primeiro que assim se chamou foi D.João Pires de Vasconcelos, que se achou na conquista de Servilha, com el-rei D.Fernando, o Santo em 1248.

VICENTE - (latim) Vindo do nome pessoal Vicente, Aquele que vence, vencedor

 

ZEFERINO -  Grego - Dedicado a Deus.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário