terça-feira, 23 de outubro de 2012

UM POUCO DA HISTÓRIA DO BAIRRO DOS PINTOS


Foi  num dia frio e chuvoso do mês de julho de 2012, que tive o prazer de conhecer um pouco da história do Seu Juca, como é conhecido o Sr. José Pereira de Camargo. Famoso no bairro, onde até o destino do ônibus circular indica o ponto final: até o Juca.

Homem simples, lúcido e inteligente, nascido em 25 de fevereiro de 1.926. Viúvo, pai de 9 filhos, dos quais 5 são falecidos.

Fui conversar com ele, por saber ser um morador bem antigo do bairro dos Pintos. Queria resgatar algumas memórias deste local, onde está inserida a escola estadual Maria Ignês. E quem melhor que uma pessoa como o seu Juca, para nos contar e encantar com sua história?

Começou contando que muito antigamente o Bairro dos Pintos como é conhecido hoje, tinha o nome de Bairro da Liberdade, fato que me surpreendeu, pois moro em Piedade desde que nasci, e nunca tive conhecimento deste fato. Hoje o Bairro da Liberdade, é bem menor e a colônia japonesa de Piedade está localizada.

Em 1.939, onde localiza-se a Marcenaria Canarini, havia uma imensa plantação de marmelo, é um fruto que não é normalmente consumido cru, mas cozido, geralmente fazendo-se marmelada. Também se consome assado. As sementes podem ser utilizadas como antidiarreico. . Do marmeleiro também se extrai a vara de marmelo, instrumento de punição bastante usado no passado, e ainda em uso em algumas localidades. Inclusive, seu Juca, me mostrou uma, que mantem guardada, provavelmente, para mostrar aos netos, como as crianças eram educadas nos tempos idos.

Pois bem, esta plantação era de propriedade de Antonio Ortiz de Moraes, que ao falecer, seus herdeiros,  dividiram as terras e lotearam a grande área. O primeiro lote foi vendido para Marcilio Antonio de Góes, e os compradores seguintes, deram o nome de Vila Moraes em homenagem ao primeiro dono destas terras, isto já no ano de 1961.

E  outros  lotes  foram comprados por Abrão Pinto, Jovina Pinto, Marica Pinto e João Pinto, e um novo nome foi criado para demarcar o   Bairro dos Pintos.

Em 1951 o seu Juca foi nomeado inspetor de bairro pela prefeitura de Piedade, antigo cargo, sem remuneração, onde a pessoa escolhida, era alguém de prestígio e respeitada pela comunidade. Esta pessoa era chamada para resolver pequenos conflitos entre vizinhos, brigas entre marido e mulher. Em 1952 passou a ser inspetor da delegacia. Em 1985 seu Juca, passou a ser nomeado inspetor pela delegacia de Sorocaba. Este cargo era exercido  apenas por idealismo, pois como nos disse o seu Juca, nunca ganhou um centavo, nem uma camisa, e muitas vezes ganhava inimigos.

Em 1962 seu Juca inaugura sua venda de secos e molhados, inclusive medicamentos. Funcionou por 26 anos fornecendo mercadorias para o bairro todo. Vendeu seu armazém, e aplicou suas economias em poupança, mas em março de 1990, um dia após a posse de Fernando Collor, novas medidas econômicas foram anunciadas para conter a hiperinflação de 81%, e entre estas medidas foi o congelamento de 80% de todas as contas correntes ou cadernetas de poupança, que excedessem a NCz$ 50 mil (cruzado novo), por 18 meses. E isto afetou a vida do Seu Juca de maneira extrema, de um dia para outro, se viu sem as economias de uma vida inteira de trabalho duro.

E continuei batendo um papo muito gostoso com seu Juca, que me contou fatos intrigantes de seu nascimento. Mas isto é assunto para outra edição, já que nossa  intenção é mostrar a importância de preservar a memória da comunidade, está no fato de ser uma das formas de constuir e valorizar a história de lugares e pessoas.


Sônia Bianchini Góes Paslar


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário